quinta-feira, 17 de maio de 2012

Artesanato de Minas ganha destaque na Macys

Fonte: Jornal Diário do Comércio 

Publicada em 17-05-2012

DANIELA MACIEL.



CENTRO CAPE/MÃOS DE MINAS
Norte-americana Macys irá apresentar a seus clientes a marca de 18 empresas brasileiras
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O artesanato mineiro vai ganhar mais espaço nos Estados Unidos. 41 itens de 10 artesãos e grupos de artistas selecionados pela Central Mãos de Minas e Instituto Centro Cape, apoiados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Associação Brasileira de Exportação de artesanato (Abexa), serão expostos em três unidades da varejista Macy’s, em São Francisco, Miami e Nova York, entre os dias 15 de maio e 15 de junho.

As negociações com a varejista norte-americana começaram no fim do ano passado e a exposição dos produtos mineiros vai integrar a campanha "Brasil: a magical journey", em que a Macy’s irá apresentar a seus clientes a marca de 18 empresas brasileiras de diversos setores como moda, beleza e artesanato.

Segundo a coordenadora do setor de exportação do Centro Cape, Malu Drumond, a oportunidade deve garantir negócios para os artesãos. "A ideia é que, após a exposição, a Macy’s encomende novas peças. Como uma das maiores varejistas dos Estados Unidos ela pode abrir um grande mercado. Se as peças fizerem sucesso poderão ser comercializadas em todo o país", explica a coordenadora. As peças foram cedidas à Macy’s em regime de consignação.

Os artesãos foram convocados por meio de edital divulgado entre os associados e seleção das peças apresentadas. Para a artesã Mônica Santos Lima, de Belo Horizonte, essa é uma oportunidade especial. "Fazer parte dessa seleção é muito importante para apresentar nosso trabalho. A expectativa é sempre agradar o público e conquistar novos clientes", diz. A artesã trabalha sozinha desde 2005 e tem peças vendidas para Japão, Holanda e Estados Unidos.

Já os artesãos e proprietários da loja de artesanatos Trem Mineiro, Tallyta Tormen Quinelato e Pedro Ciochetti, da cidade de Prados, na região do Campo das Vertentes, já exportaram através da Central Mãos de Minas para Portugal e Espanha. "Esperamos concretizar novas vendas a partir da exposição. Isso já aconteceu em outras oportunidades e é muito bom para o artesanato mineiro contar com esse apoio", avalia Tallyta Quinelato.

O Grupo Galo de Barro, da cidade de Cataguases, na Zona da Mata, também terá peças expostas nos Estados Unidos. Serão 60 peças de dois modelos de potes. Segundo o artesão Aquiles Branco, são oportunidades como essa que garantem a sobrevivência do grupo que surgiu em 1994. "Sem os contatos oferecidos pelo Mãos de Minas seria impossível manter o Galo de Barro. Não conseguimos sobreviver apenas com o artesanato e para não deixar a chama morrer contamos com esse apoio", explica Branco.

O grupo, que hoje tem oito artesãos, já expôs nas feiras internacionais de Frankfurt, Milão, Nova York e La Rochelle, na França. Em 2002, foi premiado na feira francesa "Maison & Objets". Mesmo reconhecido internacionalmente ainda não consegue se sustentar e todos os artesãos têm empregos regulares.

Para o Centro Cape a expectativa é repetir o sucesso alcançado no início do ano com iniciativa semelhante com a varejista espanhola "El Corte Inglés". Representantes da varejista estiveram em Minas Gerais para visitar o evento de moda Minas Trend Preview e acabaram fechando contrato com artesãos mineiros por intermédio do Centro Cape. Foram vendidos 45 mil itens que foram distribuídos nas unidades da El Corte espalhadas pela Espanha e também por Portugal.

Seleção Nacional de peças artesanais



O “Reconhecimento de Excelência da UNESCO para os produtos artesanais do  MERCOSUL +” foi implementado em 2007-2008 em colaboração com os organismos competentes em artesanato da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar nos artesãos a criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e sustentabilidade das tradições culturais. É um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.

Para sua realização, os Comitês Nacionais realizam a seleção de peças em seus países, de acordo com o Edital de Convocação do evento, e, numa etapa seguinte, as peças selecionadas são encaminhadas par ao evento de Reconhecimento, que é realizado em um dos países concorrentes – em 2012 no Uruguai, onde é realizada a seleção e outorga de reconhecimento por jurados indicados pela UNESCO.

Para a edição de 2012, 3ª edição do evento, que é bianual, o MDIC, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro, será o Comitê Nacional para seleção das peças que representarão o Brasil no evento.


O Edital com detalhes sobre a seleção e forma de participação e o Formulário de Inscrição estão disponíveis no link: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=3535

As inscrições podem ser feitas até 15 de junho de 2012.