quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Exportação de artesanato é tema de trabalhos acadêmicos

Estudantes universitários preparam trabalhos com foco no artesanato para o mercado internacional.

A exportação de artesanato é o tema de dois trabalhos acadêmicos realizados por alunos do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e por uma aluna de Comércio Exterior da Universidade Jesuíta do Rio Grande do Sul (Unisinos).

Nos últimos meses os estudantes estão conhecendo um pouco mais sobre o mundo do artesanato através de pesquisas e entrevistas com pessoas ligadas ao artesanato. No caso do trabalho realizado pela aluna Estela Schimidtke , da Unisinos, o tema específico é o Marketing Internacional – projeto Brazil Handicrafit.

Para Estela que saiu da sua cidade em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, conhecer de perto o objeto do seu trabalho, assim como as belezas de Minas Gerais foi uma experiência bastante marcante. “Estou saindo de Minas com a certeza de que é um estado muito rico no artesanato, com artesãos super criativos e receptivos”, conta.

Em relação à pesquisa, Estela, que já está na fase de conclusão do trabalho, constatou vários pontos positivos e de melhorias que podem ser feitos. Ela ressalta como pontos positivos os canais internacionais que facilitam a comercialização em outros pontos do planeta, a estrutura ampla de capacitação do artesão e a divulgação do artesanato durante as feiras internacionais.

Já os estudantes da UFMG, Lucas, Guilherme e Ana, a proposta é analisar a produção artesanal para o mercado internacional. Para isso, além de conhecerem de perto a Central Mãos de Minas e o Instituto Centro Cape, eles vão entrevistar artesãos que já exportaram e que ainda não exportaram.