quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Artesã Tieko no programa Viação Cipó

Neste domindo, 18/09, o programa Viação Cipó da TV Alterosa, exibirá uma reportagem feita com a artesã Tieko Talamatesu.O programa vai ao ar às 10h da manhã. Não perca!

1º Encontro de Instituições de Fomento do Artesanato indica caminho a ser seguido para melhoria do setor em Minas Gerais

Representantes das instituições durante plenária 


O primeiro passo para incrementar e unificar as ações do setor artesanal já foi dado durante o 1º Encontro de Instituições de Fomento do Artesanato, finalizado nesta última terça-feira, 14/09. Realizado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o evento contou durante dois dias com a presença de representantes de várias empresas e entidades que fomentam o artesanato em Minas Gerais.

Durante o encontro foram discutidos os problemas que o artesanato encontra nos vários âmbitos como, comercialização, comunicação e falta de políticas públicas para o setor. Soluções também foram apresentadas pelas 65 instituições presentes. Entre elas estavam Copasa, Emater, secretarias de Estado e prefeituras.

A expectativa de reunir várias instituições para discutir os problemas no setor e apresentar propostas de melhorias foi atendida de acordo com a presidente do Instituto Centro Cape, Tânia Machado. “Todas as necessidades para o artesanato estão aqui e foram levantadas durante os dois dias. As soluções estão aqui conosco e todo mundo tem algo a oferecer”, afirmou.

Presente no evento, o superintendente de artesanato, Thiago Tomaz, da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, falou sobre a unanimidade dos problemas apresentados durante o encontro e afirmou a necessidade de legislar em favor de uma política pública voltada para o artesanato.




Confira alguns depoimentos de quem participou



Luiz Neves de Souza
Assessor de Turismo do Senac MG

“Colocar em um mesmo local essas entidades de fomento é um caminho para o desenvolvimento do artesanato e em conseqüência do turismo, já que ele é um dos pilares de desenvolvimento do nosso setor”


 Júlia Lage
Coordenadora do grupo de artesanato do Instituto Acesso
“Este espaço cria oportunidades de transformação na condição do artesanato. Mesmo que não tenha uma mudança rápida, o encontro já promove a proliferação de ideias”





Priscila Faria Lopes
Coordenadora administrativa da Cooperativa Futurarte
Estou achando o evento muito proveitoso porque estamos discutindo formas de melhorar o trabalho dos artesãos e aprendendo com as experiências das outras entidades”