quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Páscoa



As mãos que criam e transformam são capazes de modificar o mundo... 
... A Mãos de Minas deseja a vocês, que o espírito de renovação da páscoa permaneça durante todo o ano.
                                                                    
Feliz Páscoa!

Mais que aula de artesanato, um aprendizado para a vida

Responsabilidade e trabalho em equipe são alguns dos conceitos aprendidos pelos jovens ligados ao projeto Oficina dos Meninos e Meninas


                                                                                                                                                                                 
Adolescentes mostram trabalhos feitos por elas


Há cerca de 7 anos o jovem Rogério Chaves dava os primeiros passos para uma nova forma de enxergar o mundo. Maturidade, responsabilidade e os primeiros trocados foram conseguidos por meio da sua participação no projeto Oficina dos Meninos e Meninas do Instituto Centro Cape.

Na época, ele ficou sabendo do projeto através da sua irmã que já fazia parte. Durante as tardes, após às aulas, ele aprendia a transformar retalhos em fuxicos, gesso em luminárias, dentre outros. Tudo feito com de forma artesanal.

Além do trabalho feito a mão, Rogério enfatiza que aprender a ter responsabilidade foi um dos principais ensinamentos que ele levou para sua vida. “O que mais me marcou foi aprender o valor do trabalho; aprender a ter mais responsabilidade”, afirma.

Atualmente Rogério trabalha como almoxarife em uma conservadora e se prepara para entrar no faculdade. Ele pretende cursar administração de empresas e no futuro abrir um negócio próprio. “Pretendo abrir um negócio próprio, mas ainda não tenho ideia de que ramo entrar. Estou pesquisando ainda”, diz.

O projeto Oficina dos Meninos e Meninas



O projeto Oficina dos Meninos e Meninas existe há 10 anos e é coordenado pela artesã Carla Maciel. Atualmente, 6 adolescentes participam do projeto que é realizado na sede do Instituto Centro Cape e da Central Mãos de Minas, na rua Grão Mogol, 662, Sion, em Belo Horizonte.

Na oficina, os alunos que tem entre 14 e 17 anos aprendem uma atividade artesanal e produzem para um consumidor externo real. Os produtos feitos pelos adolescentes são vendidos em grandes feiras de artesanato realizados pelo Centro Cape, como a Feira Nacional de Artesanato e o Salão Especial. Cada jovem recebe uma quantia pelas peças feitas.

Assim como Rogério, estes adolescentes aprendem através de atividades artesanais, a lidarem com os primeiros conceitos de trabalho em equipe, prazos e responsabilidade.

Peças produzidas pelos adolescentes e exposta durante o 2º Salão Especial