terça-feira, 19 de julho de 2011

Capacitação de artesãos na região norte do país repercute na mídia local

Técnico do Centro Cape foi entrevistado  por rede de televisão



Nesta sexta-feira (15/07) a Rede Tv de Porto Velho, em Rondônia, entrevistou o técnico do Instituto Centro Cape, Lelis Fonseca. O tema da reportagem foi o trabalho realizado com presos que participam das atividades realizadas pela Associação Cultural de Desenvolvimento do Apenado Egresso ( Acuda).

O Centro Cape participa destas ações por meio de uma parceria com a Fundação Banco do Brasil que pretende implantar o Programa de Certificação da Produção Artesanal (PCPA) para obtenção do Selo de Qualidade (IQS) em 80 núcleos artesanais.

Com essa capacitação as associações contempladas pelo projeto terão a oportunidade de fortalecer a comercialização através de produtos ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis.

Para Lelis, que atuou com cerca de 18 apenados da Acuda, a capacitação foi muito boa. “O último dia foi surpreendente para mim porque me despedi e vi as pessoas super motivadas para continuarem o trabalho; querendo sair da prisão e montar o próprio negócio”,disse. “Eles gostaram muito”, completou.



Mãos de Minas cria biblioteca do artesanato

No local serão reunidos revistas, documentos e materiais relacionados ao trabalho feito a mão


Desde o começo do ano a central Mãos de Minas promoveu diversas mudanças para atender ao associado e aos amantes do artesanato com mais qualidade e respeito. As mudanças foram a olhos vistos, já que a loja física deixou de existir para dar lugar à loja virtual, que será lançada em breve.

Um dos destaques destas mudanças é a biblioteca que será instalada na sede da Central, na rua Grão Mogol, 662, Sion – Belo Horizonte. O acervo da biblioteca será formado por materiais que possam ser de interesse do público na área de artesanato, como revistas, pesquisas de mercado, documentos e fotografias.

A biblioteca será aberta à toda população que gosta do artesanato e tem interesse em saber um pouco mais sobre a história desta arte que acompanha o homem desde os primórdios. Alguns dos materiais poderão ser levados para casa a partir de um cadastramento prévio.

Se você tem algum material que possa ser de interesse comum e pode ser doado, entre em contato com a Mãos de Minas pelo telefone (31) 3282-8300. O artesanato agradece!