segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Empreendedores alcançam sucesso ao unirem ideias e inclusão social em MG



Empresário criou pimenta inédita e compartilhou lucro com produtores.
Projeto 'Beira de Estrada' garante renda extra aos trabalhadores rurais.

Fonte: G1



Nem todo empreendimento visa somente o lucro. Alguns empresários também aliam as boas ideias com a inclusão social e geram mais que dinheiro. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, dois exemplos de emprendedorismo social que deram certo: uma nova pimenta que é cultivada com pequenos produtores e o artesanato que garante renda extra para quem trabalha no campo.

Pimenta "Uberabinha"

No estoque da fábrica há mais de cinco toneladas de pimenta, que revelam o sonho realizado pelo empresário Leonan Moreira. "Quando eu cheguei à faculdade eu disse para os meus colegas que ia plantar pimenta, que seria o rei da pimenta. E os colegas me ignoraram e hoje é uma realidade", contou Leonan.

Ele largou a carreira militar para correr atrás do objetivo e, em 2006, conseguiu a inovação que precisava para crescer no mercado: criou uma pimenta inédita com a polinização cruzada da malagueta e da bode roxa. A invenção foi batizada de "Uberabinha" e, ao longo do tempo, ganhou várias versões e hoje já são 12. "Com o estágio eu estou aprendendo bastante como realmente são as etapas de um produto novo, que não tem no mercado, que precisa ser feito tanto na área de processamento e marketing para atingir o consumidor final", disse o universitário Bruno Ramos França, que trabalha com Leonan.

Mas a maior aposta empreendedora está fora da fábrica. Leonan criou a espécie, mas resolveu compartilhar os lucros com a ideia. A plantação foi terceirizada para pequenos produtores rurais. Atualmente, 15 famílias colhem os benefícios da pimenta e semeiam um futuro com visão empreendedora. "Nada acontece por acaso, tudo tem uma orientação divina para que tudo aconteça. Então um dia eu encontrei com o Leonan e ele me falou dessa pimenta maravilhosa. Então surgiu o desejo de plantar e trabalhar com ele", contou o produtor rural Davi Elias Bernardo.

Davi é cego e, para sustentar a família, trabalhava como vendedor. Com filhos, mulher e sobrinho envolvidos na lavoura a renda familiar cresceu 80%. "Hoje, estamos aproximadamente com mil pés e eu quero atingir de 18 a 20 mil pés de pimenta", afirmou o empresário.


"Beira de Estrada"



O objetivo de transformar vidas também faz parte de um empreendimento às margens da BR-050, a 30 quilômetros de Uberaba. O projeto "Beira de Estrada" nasceu em 1999 para garantir uma renda extra aos trabalhadores rurais. Eles são capacitados para o artesanato, aprendem a aproveitar com muita criatividade tudo o que encontram na roça e criam mercadorias, com um jeitinho mineiro, que são vendidas no barracão do projeto.


São mais de 40 produtos diferentes que formam um modelo moderno de economia solidária. Uma empresa inteira sem patrão e a divisão do dinheiro é bem simples: ganha mais quem produz mais. "A importância da economia solidária é incluir muita gente que está na exclusão. Você tem uma forma de produzir e comercializar diferente do modelo que existe por aí", explicou a idealizadora do projeto, Maria Tereza Dorça de Oliveira.

Ao todo, são 420 famílias envolvidas, gente nascida e criada na fazenda como a artesã Daiane Cristina. As mãos que agem com habilidade na empresa de artesanato são as mesmas que mantêm as raízes no campo ajudando o marido na lida diária com o gado leiteiro. "O leite é uma rotina, todo dia a mesma coisa. Com o artesanto a gente aprende outras coisas diferentes e ganha um dinheirinho a mais", disse Daiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui