sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Selo IQS garante mais qualidade aos produtos de artesãos mineiros

Dois meses: Este foi o tempo que a artesã Rosaria Rezende demorou para colocar o seu ateliê em ordem. A mudança na organização do espaço de trabalho é apenas um dos itens que devem ser seguidos para conquistar o Selo de Qualidade Sustentável (IQS), mas é um dos que mais faz sucesso entre os participantes.

Durante alguns meses consultores diferentes, capacitados pelo Instituto Centro Cape, comparecem ao local de trabalho dos artesãos para ensiná-los todo o processo da cadeia produtiva do artesanato. Os artesãos aprendem de maneira didática a forma como deve ser feito o cálculo das mercadorias, a forma como o ateliê deve ficar para aumentar a capacidade produtiva, em que local os detritos dos produtos são descartados visando a consciência ambiental, entre outros.

Para Rosaria, que ainda não sabe se foi certificada ou não, a capacitação fez uma mudança radical em sua vida. “Antes a gente não conseguia achar nada no ateliê. Era papel em um lugar, tinta em outro e hoje está tudo etiquetado e organizado”, conta.

Outra que sentiu os efeitos do treinamento foi a artesã Lourdes Diniz, mais conhecida como Lou. A ponto de desistir do artesanato devido a problemas pessoais, ela encontrou depois de algum tempo no Programa de Certificação da Produção Ambiental (PCP), que confere o selo IQS, o ânimo que faltava para acreditar mais uma vez no trabalho feito a mão. “Devo aos consultores do IQS, em especial ao Lelis, o artesanato que faço hoje. Ele chegou com um objetivo, explicando de forma didática e respeitando os meus propósitos”, explica.

Para receber o selo é necessário que a produção siga as diretrizes do programa que é de ter um produto socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável. Após as consultorias todos os técnicos se juntam em uma comissão avaliadora para discutir se a produção do artesão será ou não aprovada.

Para saber outras informações sobre o selo IQS, entre em contato através do telefone (31) 3282-8272.

Um comentário:

  1. Este é um projeto maravilhoso para todos os artesãos de Minas e do Brasil!!! Parabéns e sucesso a todos!!

    ResponderExcluir

Comente aqui