O ensino à distância será a plataforma utilizada para a capacitação dos artesãos ligados às entidades.
O Instituto Centro Cape, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, está com inscrições abertas para uma pré-seleção de entidades de apoio ao artesão para participarem de um programa que visa o fortalecimento destas entidades e do artesanato brasileiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, no site do Centro Cape.
Para fortalecer a comercialização dos produtos artesanais para o Brasil e para o mundo o programa tem como objetivo criar uma plataforma de ensino à distância (EAD) para capacitar os artesãos que pertencem às cooperativas ou associações.
Com o programa finalizado, os artesãos serão treinados por meio de 4 módulos que somam 160 horas de ensino. Entre os temas abordados estão a legalização do Estado a respeito do artesanato, a gestão da instituição, comercialização dos produtos e meio ambiente.
A demanda de produtos feitos à mão do Brasil é crescente tanto no mercado interno como no externo e uma das principais dificuldades encontradas pelo artesanato brasileiro é a comercialização, conforme explica a presidente do Instituto Centro Cape, Tânia Machado. “No ano passado o Brasil teve uma grande chance de divulgar e vender em grande escala para redes de lojas no exterior, como a El Corte Inglés, mas devido a falta de estrutura para negociação e comercialização dos artesãos, os lojistas compraram um valor muito inferior ao que estavam dispostos a deixar no país”, disse.
Nesta pré-seleção serão escolhidas 540 entidades em todo o Brasil, sendo uma média de 20 por estado, e destas, restarão 81 que participarão do programa de fortalecimento. Para se inscrever, basta preencher a ficha disponível no site do Centro Cape e aguardar o resultado.
Compartilhei no meu facebook e no blog também!!! Esse projeto é fantástico e seria uma excelente oportunidade para os artesãos de todo país.
ResponderExcluir